Nossas histórias

1. 108 Grupos de Companheirismo

dão aos seus integrantes, que compartilham do mesmo interesse ou profissão, a oportunidade de se conectar e prestar serviços

2. 26 Grupos Rotary em Ação

oferecem oportunidades de causar mudanças positivas a associados do Rotary e outras pessoas que compartilham do mesmo conhecimento

3. 12.903 Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário

unem associados do Rotary e membros da comunidade para atenderem a necessidades nos lugares onde vivem

*Em 1° de julho de 2023

Além do esporte, os membros do Grupo de Companheirismo de Surfe são apaixonados pelo meio ambiente e o lugar onde vivem. No grupo, eles combinam estes três interesses numa experiência inesquecível.

Durante o evento anual Cupid’s Clean Up, os membros do grupo recolheram lixo descartado na orla das suas comunidades. Das praias do Havaí ao litoral da Austrália, eles convidaram amigos, familiares e clubes a tomar medidas de proteção ambiental.

O grupo também colabora com organizações locais para apresentar o surfe a mais pessoas. Desde 2017, os membros deste Grupo de Companheirismo do estado da Califórnia, nos EUA, têm feito trabalho voluntário com a organização sem fins lucrativos Life Rolls On, que usa pranchas de surfe adaptáveis e cadeiras de rodas de praia para tornar o surfe mais acessível e inclusivo.

Eventos sociais e atividades de voluntariado são as chaves para o sucesso do grupo. Eles não apenas oferecem oportunidades para os associados servirem e se conectarem, mas também são ótimas maneiras de atrair jovens e mostrar o trabalho do Rotary. Este Grupo de Companheirismo reúne rotarianos, rotaractianos e interactianos de 36 países.

1. 234.486 pessoas se associaram ao Rotary

2. 1.623 Rotary e Rotaract Clubs foram fundados

3. 1,2 milhão de associados do Rotary em 48.000 clubes

*Em 1° de julho de 2023

Associados do Rotary Club de Madras Elite, em Tamil Nadu, entendem a situação pessoal, profissional e econômica de pessoas transgênero.

Como o primeiro clube na Índia composto por associados trans, o clube se concentra em aumentar a conscientização sobre os problemas enfrentados por muitas destas pessoas, ajudar aqueles que tiveram que deixar suas casas e prevenir o bullying. Os associados organizaram workshops on-line para crianças em idade escolar pedindo que apoiem seus colegas. Eles ajudam pessoas transgênero a tirarem os documentos necessários para abrir conta bancária, votar ou ter acesso a programas de assistência e serviços de saúde do governo.

O clube planeja dar destaque aos membros bem-sucedidos da comunidade trans e produzir um documentário sobre os desafios enfrentados pelos transgêneros.

1. 6 décadas de impacto positivo causado pelos interactianos

2. 315.000 associados em 13.811 Interact Clubs

3. 303 clubes participaram do Concurso do Interact de 2022, com três deles recebendo financiamento para seus projetos

*Em 1° de julho de 2023

O Interact possibilita a adolescentes de 12 a 18 anos desenvolver suas habilidades de liderança e servir às suas comunidades. Os interactianos têm um longo histórico de canalizar seu entusiasmo e paixão pelo servir em projetos que fazem a diferença, como estes:

• Associados do Interact Club de Penonomé, no Panamá, juntamente com rotarianos e outros voluntários, removeram 20 sacos de lixo de uma praia em Río Hato, na província de Coclé. Além de recreação para os humanos, o litoral serve de habitat para várias espécies de animais vulneráveis e ameaçadas de extinção.
  • O Interact Club de Metro Mandaue, nas Filipinas, organizou uma resposta em larga escala após a passagem do supertufão Odette. Os interactianos usaram as redes sociais para aumentar a conscientização sobre a destruição, solicitaram contribuições e assistência de organizações sem fins lucrativos e corporações, e trabalharam com rotarianos em campanhas de arrecadação de fundos. Eles conseguiram distribuir alimentos, kits de higiene, medicamentos e água potável a mais de 1.000 famílias.
  • Para aumentar a conscientização e reduzir o preconceito, o Interact Club de Golden Gate International College, em Katmandu, organizou partidas de tênis de mesa e convidou pessoas com deficiência para participar. O evento recebeu o nome de Triveni, uma referência à confluência de três rios sagrados, por unir os temas de diversidade, equidade e inclusão. Os interactianos colaboraram com a organização sem fins lucrativos Inclusive Sports Club na organização do evento, que atraiu cerca de 200 pessoas.

As mudanças climáticas intensificaram a temporada de incêndios florestais na Austrália, aumentando o risco para a população. Por ter vivenciado o impacto devastador desses incêndios, os associados do Rotary Club de Taree em Manning, em Nova Gales do Sul, resolveram manter sua comunidade preparada.

O clube identificou quatro questões a serem abordadas e teve o Rotary Club de Windsor-Roseland, no Canadá, como parceiro internacional em um Subsídio Global para um projeto de proteção contra incêndios.

O projeto forneceu às comunidades de Bobin e Caparra tanques com capacidade de 100.000 litros e outros equipamentos para garantir que a água esteja prontamente disponível. Com as verbas obtidas, os associados instalaram um sistema de mangueiras no centro comunitário de Bobin, que é usado como abrigo de emergência, e compraram uma placa automatizada que fornece informações precisas e em tempo hábil sobre perigos de incêndio. O projeto também financiou o treinamento ministrado por bombeiros a cerca de 100 voluntários sobre conscientização, preparação e o que fazer quando ocorre um incêndio.

Panorama dos subsídios

• $26.00 milhões

foram outorgados na forma de 473 Subsídios Distritais para sanar necessidades comunitárias e financiar bolsas de estudo, programas pró-juventude e equipes de formação profissional

• $55.00 milhões