Testemunhas da história

Rotaract brings together young leaders 18-30 years old who want to take action in their communities. See how one club is making a difference in Ukraine.
Video Credit: Rotary International

O primeiro Rotary Club na Ucrânia foi fundado em 1992, poucos meses depois da dissolução oficial da União Soviética. Vinte anos mais tarde, os jovens do país mostram que realmente abraçaram o movimento rotário com a formação de 24 Rotaract Clubs. 

Embora muitos deles se concentrem nos desafios atualmente enfrentados pela Ucrânia, o Rotaract Club de Kyiv Multinational – um dos quatro existentes na capital – se dedica a homenagear os cidadãos da "melhor idade". Por cerca de três anos, eles têm visitado um asilo em Peremoha, que fica a cerca de 60 Km de Kiev.

Os moradores do local viveram em um século tumultuado: a violenta invasão alemã durante a Segunda Guerra Mundial, anos de ocupação soviética e a luta pela independência, e a transição para uma economia de mercado nos anos 90. "Essas pessoas deram o melhor de si para que as futuras gerações pudessem viver em uma nação livre", diz o ex-presidente do clube, Taras Mytkalyk.  

Com o Rotaract, essas futuras gerações estão encontrando uma maneira de retribuir. "Os jovens da Ucrânia gostam do programa pois conseguem ver os resultados de seu trabalho", explica Mytkalyk. "Não há necessidade de esperar a aprovação de alguém ou passar por procedimentos burocráticos – eles podem simplesmente sair e fazer o bem, além de se divertir ao longo do caminho."  

Artigo publicado na edição de março de 2013 da The Rotarian

7-Aug-2013
RSS