As dez coisas que você precisa saber sobre nosso novo modelo de financiamento

Eu tive grande envolvimento na elaboração do novo modelo de financiamento da Fundação e vi várias perguntas sobre o assunto nas mídias sociais e em outros meios. Criamos esse novo modelo porque nossa capacidade de "fazer o bem no mundo" depende, em grande parte, da estabilidade financeira da Fundação Rotária a longo prazo. Para explicar as mudanças, fiz uma lista com as dez coisas que os rotarianos precisam saber sobre esse novo modelo, que entra em vigor a partir de 1º de julho de 2015.

1. Rotarianos e clubes serão beneficiados com a mudança

A força do Rotary está no talento e na dedicação de seus associados. Com a recente crise econômica, ficou claro que precisamos ter reservas suficientes para que não seja necessário eliminar programas e serviços da Fundação em períodos de baixo retorno de investimento e aumento da volatilidade nos mercados financeiros. O novo modelo de financiamento visa garantir a disponibilidade de recursos para apoiar o trabalho dos rotarianos hoje e no futuro. Nosso objetivo é criar uma reserva equivalente a três anos de despesas operacionais.

2. Contribuições ao Pólio Plus não serão afetadas

3. Contribuições ao Fundo de Dotação não serão afetadas

4. Verbas do Fundo Distrital de Utilização Controlada não serão afetadas

5. Cinco por cento das contribuições ao Fundo anual serão reservadas

Depois que as contribuições ao Fundo Anual forem investidas, 50% do valor continuará indo para o FDUC e 50% para o Fundo Mundial. Os 5% reservados para ajudar a cobrir as despesas operacionais da Fundação virão do Fundo Mundial, mas só serão usados para pagar por tais despesas ou para financiar integralmente a reserva operacional se for necessário. Caso contrário, o valor continuará no Fundo Mundial para ser usado em subsídios.

6. Cinco por cento das contribuições em dinheiro destinadas a Subsídios Globais serão reservadas

No nosso atual sistema, contribuições em dinheiro destinadas a subsídios de clubes ou distritos exigem procedimentos administrativos. No entanto, por não serem retidos pela Fundação Rotária, tais fundos não geram rendimentos para cobrir os custos administrativos. Os 5% que reservarmos das contribuições em dinheiro destinadas a Subsídios Globais ajudarão a cobrir tais despesas (como processamento, etc). Muitas vezes os clubes apoiam um único Subsídio Global e efetuam a contribuição em nome de vários associados, o que requer o processamento de reconhecimentos a cada um dos doadores. Em certas ocasiões também precisamos converter o dinheiro em uma das 28 moedas oficiais do Rotary e transferir os fundos a uma conta internacional para que o projeto seja implementado.

7. Até 10% das doações corporativas serão reservadas

O uso de até 10% das contribuições de grandes corporações para cobrir despesas operacionais é uma prática comum. Com tais doações, a Fundação poderá aumentar seu apoio a projetos nas áreas de enfoque. Nosso trabalho de erradicação da pólio, por exemplo, foi muito beneficiado com a ajuda da Fundação Bill e Melinda Gates. Até 10% de tais doações serão usadas para cobrir custos administrativos, deixando mais fundos disponíveis para apoiar subsídios de clubes e distritos.

8. Temos um plano de comunicação

Os curadores reconhecem que a comunicação aberta e clara promove o apoio e a participação dos rotarianos nos programas da Fundação. A primeira etapa do plano de comunicação sobre nosso novo modelo de financiamento foi um anúncio no site do Rotary, com o link para o documento Assegurando o Futuro da Nossa Fundação. Mais informações serão divulgadas em breve.

9. Estamos desenvolvendo treinamentos e materiais

Estamos atualizando manuais de treinamento para dirigentes e comissões de clubes e distritos e criando webinars e módulos de e-learning sobre o assunto. Para mais informações, envie um e-mail a fundingmodel@rotary.org.

10. A Fundação tem um histórico de boa gestão e transparência financeira

O sistema de gestão financeira da nossa Fundação recebeu ótimas avaliações da Charity Navigator e de outras agências. Saiba mais aqui.

Dúvidas ou comentários? Fale conosco: fundingmodel@rotary.org.

Espero que continue fazendo o bem no mundo através de doações à Fundação Rotária. Todas as contribuições são extremamente apreciadas, pois os projetos e as iniciativas que realizamos fazem uma grande diferença no mundo!

Rotary News

19-Jun-2014
RSS