Tanaka e líderes mundiais comemoram 100º aniversário do Palácio da Paz

Schoolchildren release balloons at the Peace Palace in The Hague. Past RI President Sakuji Tanaka attended a two-day seminar in September celebrating the 100th anniversary of the palace.
Foto: Frank Jansen

O ex-presidente do RI,  Sakuji Tanaka, se juntou a líderes globais em 2 e 3 de setembro para comemorar o 100º aniversário do   Palácio da Paz em Haia, um símbolo internacional de paz e justiça. O simpósio "Celebrating Peace Philanthropy and Furthering Peace Education – In the Footsteps of Andrew Carnegie" é parte da comemoração que irá durar o mês todo.

O palácio, terminado em 1913 com fundos provindos quase exclusivamente de uma doação de Andrew Carnegie, hoje é conhecido por sediar várias instituições de direito internacional, como o Tribunal Internacional de Justiça e o Tribunal Permanente de Arbitragem.

Tanaka, que deu enfoque à paz durante seu mandato como presidente do RI, falou sobre o compromisso do Rotary com a paz e descreveu como o programa Centros Rotary pela Paz está ajudando a desenvolver líderes que servem de catalizadores da paz e resolução de conflitos em suas comunidades e em todo o mundo.

“Não há no mundo outro programa como o nosso”, disse Tanaka. “Temos uma diversidade incrível de alunos provenientes de países e culturas de todo o globo. A única coisa que eles têm em comum é o desejo de viver em um mundo mais pacífico — sonho que está mais próximo de se tornar realidade graças ao programa Bolsas Rotary pela Paz.”

Durante o simpósio, vários líderes falaram sobre a importância de educação sobre paz e desarmamento nuclear, incluindo William Thomson, bisneto de Andrew Carnegie e presidente honorário do Carnegie UK Trust; Gillian Sorenson, conselheiro sênior da UN Foundation, criada para gerenciar a doação de US$1 bilhão do filantropo Ted Turner à ONU; e Federico Mayor, ex-diretor-geral da UNESCO.

“A paz não pode ser criada por uma pessoa nem por um governo, independente do esforço ou recursos que possui. A paz só pode ser alcançada quando trabalhamos juntos em prol de uma única meta”, disse Tanaka.

Tanaka também participou de uma troca de ideias sobre a paz com associados do Rotary e convidados em um minissimpósio realizado em 1º de setembro e organizado por Rotary Clubs em Haia.

Saiba mais sobre o programa Centros Rotary pela Paz e como promover os bolsistas Rotary pela Paz.

Rotary News 

5-Sep-2013
RSS