Organize um NRDC

Um NRDC (Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário) é um grupo de não rotarianos que compartilha do nosso comprometimento em servir. Os membros do NRDC planejam e realizam projetos em suas comunidades e apoiam projetos do clube local.

Ao trabalhar com um NRDC, o Rotary Club:

  • encontra soluções para problemas comunitários, capacitando os moradores a melhorarem seu vilarejo, bairro ou cidade;
  • acrescenta sustentabilidade e longevidade a seus projetos, envolvendo os moradores da comunidade em suas fases de planejamento, operações e monitoramento;
  • formam líderes, orientando membros da comunidade e incentivando-os a assumirem responsabilidade pelo projeto.

Existem mais de 8.500 núcleos em mais de 90 países. Conheça alguns exemplos de seus trabalhos:

  • O NRDC de San Miguel, no México, dá bolsas de estudo a estudantes do ensino médio de famílias carentes.
  • Membros com necessidades especiais do NRDC de Keon, nos EUA, planejam atividades voluntárias em um banco de alimentos e em um abrigo para cães.
  • O NRDC de Cura Village, no Quênia, fornece recursos financeiros e materiais escolares a um orfanato local.
  • O NRDC de Genesis Ameligan em Metro-Roxas, nas Filipinas, ajudou seu Rotary Club patrocinador a construir um sistema de filtragem da água da chuva para prover água limpa a uma comunidade ribeirinha. Os membros do NRDC cuidam do sistema, fazem manutenção periódica e vendem a água de forma a arrecadar fundos para outros projetos.

Como posso participar de um NRDC ou organizar um núcleo?

Ao participar de um NRDC ou organizar um, você pode causar um impacto enorme em sua comunidade. Os NRDCs podem existir em qualquer lugar onde haja um clube patrocinador. Para encontrar um NRDC em sua região, entre em contato com o Rotary Club mais próximo. Se não houver um núcleo em sua área, fale com o presidente do Rotary Club sobre sua ideia de criar um. Saiba mais sobre o que você pode fazer por meio de um NRDC.

Como posso patrocinar um NRDC?

Ao patrocinar um NRDC, você proporciona a um segmento maior da sua comunidade a oportunidade de resolver problemas locais de modo proativo. Se os membros da comunidade tiverem um interesse especial por um projeto, é muito mais provável que trabalhem para que ele continue existindo.

Você pode formar um NRDC em qualquer lugar onde não rotarianos estejam interessados em trabalhar com o Rotary. Algumas orientações:

  • Avalie a comunidade. Junto com os moradores, identifique os pontos fortes da comunidade e as coisas que ela mais precisa. Encontre pessoas dispostas a trabalhar com seu clube para sanar as dificuldades locais, considerando onde um NRDC seria mais útil e que tipos de projetos seriam mais eficazes.
  • Promova o NRDC para o seu clube. Garanta a adesão dos associados e descreva o papel do seu clube como patrocinador. Avalie o interesse do clube e se os associados estão preparados para fazer projetos junto com um NRDC.
  • Recrute membros para o NRDC. Organizações comunitárias e não governamentais são bons lugares para encontrar membros em potencial.
  • Peça ajuda do presidente da Comissão Distrital de NRDCs.

Para ser um patrocinador, preencha o formulário de organização de NRDC e envie-o ao RI.

COLABORAÇÃO EM PROJETOS

Consulte os recursos do ciclo de um projeto para orientação sobre planejamento e gestão de iniciativas com o NRDC do seu clube. Se o projeto precisar de mais recursos, utilize o Rotary Ideas. Promova o seu sucesso no Rotary Showcase e divulgue que o envolvimento da comunidade com o Rotary através de um NRDC ajuda o clube a acrescentar elementos essenciais de sustentabilidade em projeto financiado por Subsídio Distrital ou Global.

Leia sobre atividades de NRDC em diferentes partes do mundo e junte-se a um grupo de discussão sobre o assunto. 

Materiais de referência