É possível interromper a transmissão da pólio até 2014

O Conselho de Vigilância Independente, ou Independent Monitoring Board (IMB), publicou relatório dizendo que "a interrupção da transmissão da pólio até o fim de 2014 é uma meta realista”. O IMB, que se reuniu de 7 a 9 de maio, verifica de forma independente o progresso no alcance de um mundo livre da paralisia infantil.

Neste relatório, o conselho elogiou a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio pelas mudanças que ajudaram a reduzir ao máximo os casos da doença.

“Todos aqueles que trabalham pelo fim da poliomielite devem se orgulhar de seus feitos no últimos dois anos”, afirma o relatório. "As perspectivas de interromper globalmente a transmissão do vírus da pólio foram transformadas graças a seu trabalho.”

O relatório ressalta também que outros passos devem ser tomados: “Embora o vírus tenha sido derrubado, ele certamente não foi derrotado”.

O IMB destacou três áreas específicas que devem ser abordadas, e fez recomendações aos países ainda endêmicos, Paquistão, Afeganistão e Nigéria, e em relação ao combate do surto da doença no Chifre da África.

Em relação a fundos, o conselho elogiou os US$4 bilhões prometidos durante a Cúpula Global de Vacinas em abril. Este dinheiro será utilizado para financiar parte do Plano Estratégico Final de Erradicação da Pólio para 2013-18, um custo total de US$5,5 bilhões, porém o IMB alertou que "o 1,5 bilhão que falta para o novo plano precisa ser arrecadado"e que "os fundos prometidos devem rapidamente começar a ser concretizados”.

Em resposta ao relatório, o Rotary International e os outros parceiros na Iniciativa Global, a Organização Mundial da Saúde, o Unicef, o Centro Norte-Americano de Prevenção e Controle de Doenças, e a Fundação Bill e Melinda Gates estão estudando as recomendações para integrá-las em seus planos de erradicação da pólio.

  • Torne-se um porta-voz contatando líderes políticos, empresários, amigos e a mídia para apoiar a erradicação
  • Confira a edição de fevereiro do Global Outlook com mais informações sobre a luta contra a pólio
  • Faça parte do Maior Comercial do Mundo

 

Rotary News

RSS