Morre aos 91 anos Royce Abbey, ex-presidente do RI

Royce Abbey, que serviu como presidente do RI em 1988-89, morreu no dia 20 de fevereiro. Ele era associado do Rotary Club de Essendon, Victoria, Austrália.
Foto: The Rotarian

Faleceu no dia 20 de fevereiro, aos 91 anos de idade, nosso ex-presidente A.H. Royce Abbey, que defendeu a inclusão de mulheres no Rotary. 

Além de seu mandato como presidente do RI em 1988-89, ele serviu nossa organização como vice-presidente, diretor, presidente do Conselho de Curadores, presidente e membro de comissões, moderador da Assembleia Internacional e governador de distrito. Ele recebeu a Menção da Fundação por Serviços Meritórios e o Prêmio por Serviços Eminentes. Abbey era associado do Rotary Club de Essendon, Austrália, desde 1954.

“Sempre me lembrarei do Royce por seu entusiasmo, energia e otimismo”, disse Clem Renouf, australiano que também foi presidente do Rotary em 1978-79. “Ele sempre disse: o Rotary oferece a pessoas comuns a oportunidade de fazerem coisas extraordinárias.”

Durante seu mandato como presidente do RI, Royce pode presenciar uma mudança histórica, quando o Conselho de Legislação abriu a associação aos Rotary Clubs a mulheres.  

O ex-presidente do RI Charles Keller, que serviu no Conselho Diretor de 1975-76 com Royce, lembra-se de como ele apoiou esta decisão histórica. “O Royce realmente defendeu esta decisão, e sabia que ela iria fortalecer a organização. Ele foi o presidente perfeito para aquela época.”

O Lema escolhido para seu mandato foi Dê Vida ao Rotary: Viva-o Intensamente, quando Royce pediu aos rotarianos para se envolverem ativamente em suas comunidades e no Rotary. 

Honrarias de realezas

O compromisso de Abbey com os Serviços Comunitários foi reconhecido pela Rainha Elizabeth II, que o condecorou com o título de Membro da Ordem da Austrália em 1988. No ano seguinte ele recebeu o título de Vitoriano do Ano pelo estado de Victoria. Além disso, recebeu a maior distinção militar australiana por sua bravura e liderança na Segunda Guerra Mundial.  

Abbey era muito envolvido em sua igreja e adorava tocar violão e jogar tênis de mesa. Ele se tornou uma líder da Associação Cristã de Moços (YMCA), patrono do Australian Rotary Health Research Fund e também membro do conselho diretor da Greenvale Centre of the Aged. Royce deixa sua esposa Jean e seus filhos Susan, David, Robyn e Leigh. Em vez de flores e grinaldas, a família prefere que uma doação seja feita à Fundação em nome de Royce. Condolências podem ser enviadas ao Rotary Club de Essendon, P.O. Box 161, Essendon 3040, Austrália. 

O velório foi realizado no dia 28 de fevereiro no Melbourne Town Hall.

Rotary News

4-Mar-2014
RSS