Convenção termina com festa da paz

President-elect Ron Burton and his wife, Jetta, during the closing plenary.
Foto: Monika Lozinska/Rotary International

Conforme apropriado a um encontro que girou em torno de assuntos da paz, o final da Convenção do Rotary em Lisboa nesta última quarta-feira não podia ter outro assunto que não este.

“A resposta dos rotarianos a meu chamado para que fizessem atividades pró-paz ultrapassou em muito as minhas expectativas. Obrigado a todos que concretizaram Paz Através do Servir.”

Tanaka entregou uma placa de reconhecimento a Ralf Trautwein, presidente do Rotary Club de Villingen-Schwenningen, na Alemanha, por ter conseguido que a banda alemã Marco und die Elfenbande escrevesse e gravasse uma canção especial. Voltada ao público jovem, a composição fala sobre a importância da paz e como o Rotary ajuda a instaurá-la.

“The Rotary Peace Song”, tocada no palco em Lisboa, já foi apresentada ao vivo para inúmeras crianças na Alemanha e foi gravada em CD. A letra fala que diariamente, com o Rotary, temos o poder de deixar o mundo mais pacífico para as futuras gerações”, disse Tanaka.

Os presentes puderam ver pela primeira vez a Declaração de Paz de Lisboa, que complementa as declarações adotadas nos três Fóruns Rotary pela Paz Global que aconteceram em Berlim, Honolulu e Hiroshima. O ex-presidente de RI, Luis Giay, ajudou a convocar os fóruns.

“Foram mais de 6.000 participantes nos três fóruns oficiais, sem contar todas as outras pessoas que compareceram a eventos semelhantes organizados por clube e distritos do mundo todo.”

Presidente eleito

Durante a plenária o presidente eleito Ron Burton e sua família foram apresentados. Ele disse que a época atual não podia ser melhor para se estar em Rotary, e que o ano que vem será um dos melhores do Rotary, com a aproximação do fim da pólio e o começo de uma nova era para a Fundação.

“Todo maratonista pode afirmar que quanto mais logo e difícil o percurso, maiores a determinação quando se avista a linha de chegada e o orgulho de cruzá-la.”

Sobre o Visão de Futuro, Burton ressalta a importância da sustentabilidade. “O objetivo da Fundação Rotária continua sendo Fazer o Bem no Mundo. A partir de 1° de julho este bem ganhará uma dimensão muito maior, com iniciativas que tomam vida própria.”

No início do dia os delegados votantes confirmaram a indicação de Gary C.K. Huang, do Rotary Club de Taipei, Taiwan, para presidente do RI em 2014-15. Em suas palavras de aceitação, ele disse que o Rotary lhe abriu as portas do mundo.

“Venham junto comigo atravessar fronteiras e expandir a malha rotária. Com uma rede de voluntários como a nossa mais fortalecida, o mundo será melhor para todos.”

Motivação para a ação

Na plenária da quarta-feira de manhã houve os discursos de Céline Cousteau, fundadora e diretora-executiva da CauseCentric Productions; Jane Goodall, fundadora do The Jane Goodall Institute e mensageira da ONU para a paz; e Craig Kielburger, co-fundador da Free The Children e Me to We. Os três chamaram atenção ao envolvimento e motivação das pessoas para que haja ação.

Cousteau explicou que contar uma história com enfoque numa causa forma conexões e inspira às pessoas à ação.

“Apesar de diferentes, nossas histórias se interligam e nos conectam, e vocês são um exemplo disso por compartilharem Rotary.” Ela incentivou os rotarianos a contarem suas histórias pelo Rotary Showcase.

Goodall falou das quatro coisas que a fazem ter esperança de um planeta mais saudável: o entusiasmo e energia dos jovens, o potencial do cérebro humano, o poder transformador da natureza e o indomável espírito humano.

“Vocês representam este espírito vivo, com sua campanha sem igual de erradicação da pólio.”

Kielburger lembrou da ajuda que o Rotary lhe deu no começo de sua instituição de caridade, dando-lhe as verbas e a hospedagem em casas de família quando viajou ao Sudeste Asiático com somente 12 anos de idade. Na época ele prometeu que um dia falaria no maior número de encontros rotários que pudesse.

“Dezoito anos depois eu ainda estou aqui, tentando pagar minha promessa. A minha organização está tentando devolver o bem que você fizeram por nós. Obrigado por apostarem nos jovens.”

Rotary News

26-Jun-2013
RSS