Presidente Burton faz breve retrospectiva de seu mandato

Presidente Ron Burton fala na Comemoração Presidencial Novas Gerações de 2014 em Sidney
Foto: Rotary International/Monika Lozinska
Presidente Ron Burton (à direita) participa do Voice of Rotary, um programa semanal de rádio da Austrália.
Foto: Bob Aiken/Rotary Down Under
Presidente Ron Burton e sua esposa, Jetta, na Convenção do Rotary de 2013.
Foto: Rotary International/Monika Lozinska
Presidente Ron Burton fala aos governadores eleitos na Assembleia Internacional de 2014.
Foto: Rotary International/Monika Lozinska
Presidente Ron Burton em recepção para cônsules realizada em janeiro na Sede do Rotary em Evanston, EUA.
Foto: Rotary International/Alyce Henson
O presidente do RI, Ron Burton, e a diretora em exercício do Corpo da Paz, Carrie Hessler-Radelet, na Sede do Rotary em Evanston, EUA, depois de assinarem uma carta de colaboração entre as duas entidades.
Foto: Rotary International/Alyce Henson

Durante o último ano rotário, o presidente do  Rotary International percorreu mais de 800 mil quilômetros em 50 países para inspirar e motivar nossos 1,2 milhão de rotarianos. Embora tenha sido incentivado a usar alternativas virtuais, ele acredita que este contato face a face é a melhor maneira de engajar os rotarianos.

“Eu fui o primeiro presidente a usar o Google Hangout e o Bate-papo do Facebook”, diz Burton, refletindo sobre seu mandato que termina à meia noite de 30 de junho. “Como eu desafiei rotarianos a Viver  Rotary, Transformar Vidas, quis colocar isto em prática conversando pessoalmente com famílias, visitando projetos comunitários, falando aos clubes e reunindo-me com líderes de todo o mundo.”

Burton diz que foi uma honra seguir os passos do fundador Paul Harris e servir como o  105° presidente do Rotary. O trabalho dos presidentes começa um ano antes de assumirem o mandato, período em que estabelecem a agenda do ano seguinte, escolhem os presidentes das comissões e desenvolvem a programação da Convenção. 

Um dos resultados de que Burton mais se orgulha em seu mandato foi a iniciativa de pedir que cada um dos seus 537 governadores de distrito fizessem uma doação à Fundação Rotária. Os governadores atenderam ao pedido do presidente, arrecadando mais de US$700.000 e tornando-se a primeira turma a fazer isto.

O presidente eleito Gary Huang pediu para sua turma de governadores fazer o mesmo; até aqui, o grupo já contribuiu US$1 milhão à Fundação. “Espero que esta seja uma nova tradição rotária”, diz Burton.

Outro destaque foi o evento realizado em fevereiro no Talkatora Stadium, em Nova Delhi, para comemorar o terceiro ano consecutivo sem pólio na Índia.

Burton foi um dos palestrantes, os quais incluíram o presidente indiano Pranab Mukherjee, o primeiro ministro Manmohan Singh, o ministro da saúde Ghulam Nabi Azad, e a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde Margaret Chan.

Antes de deixar o palco, o presidente da Índia, Pranab Mukherjee, agradeceu pela contribuição do Rotary a esta importante conquista na Índia.

Convenção em Sidney encerra um ano inesquecível

Para os presidentes do Rotary, a Convenção é o ápice de seu mandato.

Burton ficou muito satisfeito com a qualidade dos palestrantes da Convenção e considera as apresentações do último dia como as mais importantes do evento, pois abordaram as novas gerações e o futuro do Rotary.

“Os programas para jovens e alumni são muito importantes para nosso futuro e os palestrantes que falaram sobre estes assuntos fizeram um excelente trabalho", diz ele.

Em seu último discurso na Convenção, Burton se emocionou ao agradecer aos rotarianos pelo apoio durante seu mandato. “No final do meu discurso,  olhei para as pessoas no auditório e me dei conta de que elas são o motivo pelo qual nossa organização é tão maravilhosa”, lembra ele.

Depois de dois anos longe de casa, Burton não vê a hora de voltar a Oklahoma e passar dias de lazer ao lado de sua família. 

Sobre o fim do seu mandato como presidente do Rotary, Burton diz: “Em primeiro de julho, vou manter o título mais importante de todos: o de rotariano.”

Rotary News

30-Jun-2014
RSS