Mensagem do presidente

K.R. Ravindran

Presidente, 2015-16

Setembro 2015

Um jovem recebeu uma proposta para trabalhar como lenhador e começou o serviço com bastante energia. Na primeira semana, cortou 18 árvores. Na segunda, trabalhou tanto quanto na primeira, mas ficou surpreso ao constatar que havia cortado apenas 11 árvores. Na terceira semana, apesar de ter trabalhado sem parar até o anoitecer, o número caiu para seis. Desesperado, ele foi até o seu supervisor para pedir demissão. "Perdi minha força. Não consigo mais cortar tantas árvores como no início", disse.

O supervisor olhou para o jovem e viu que ele aparentava estar sadio. "Você já pensou em afiar o seu machado?", indagou.

"Afiar o meu machado? Quem tem tempo para isso?", rebateu o jovem, indignado. "Passo o dia inteiro cortando lenha!"

Quando não estamos fazendo tanto progresso quanto gostaríamos, é natural redobrarmos nossos esforços. Às vezes, no entanto, o melhor não é trabalhar mais, e sim com mais eficiência.

Prestem atenção nas suas ferramentas e analisem os processos. Vocês estão usando seus recursos da melhor maneira possível ou cortando lenha com um machado cego?

Nos últimos 20 anos, batemos na tecla do quadro associativo incansavelmente. Definimos metas e lançamos campanhas na tentativa de trazer cada vez mais associados para a nossa organização. Mas ainda assim, nosso número geral continua o mesmo.
É hora de afiarmos nossos machados. Em vez de nos concentramos em como trazer mais associados para o Rotary, devemos nos perguntar "como podemos agregar valor à associação para que mais pessoas tenham interesse em fazer parte da organização e menos queiram deixá-la?".

Foi com isso em mente que lançamos, em julho, o Rotary Global Rewards. Por meio deste programa inovador, nossos associados têm acesso a descontos e promoções de diversas empresas em todo o mundo. Os próprios rotarianos podem solicitar que seus negócios sejam inclusos na lista de empresas participantes, e as ofertas mais atraentes serão adicionadas ao site. Os empresários têm a opção de doar parte do lucro de cada transação à Fundação Rotária, e várias empresas já estão a bordo. Adicionaremos novas ofertas mensalmente. Para aproveitarem esta oportunidade incrível, cadastrem-se no Meu Rotary (www.rotary.org/pt) agora mesmo. Quanto mais rotarianos participarem, mais forte nosso programa será.

O Rotary Global Rewards é muito mais do que mais um programa de fidelidade. Ele é um novo benefício para aqueles que são rotarianos e fazem parte da nossa rede global. Com o programa não só unimos negócios e serviços, mas agregamos valor à associação. Devemos nos lembrar de que os associados em potencial provavelmente se perguntarão o que irão ganhar com a associação. Portanto, devemos demonstrar o valor do Rotary e as vantagens de se tornar rotariano.


Agosto 2015

Nos anos 30, Ole Kirk Christiansen, um carpinteiro dinamarquês, tinha uma placa de madeira pendurada na parede onde estava escrito "Det bedste er ikke for godt" (apenas o melhor é bom o suficiente). Hoje, Christiansen é lembrado como o inventor do LEGO, os coloridos tijolinhos de plástico adorados pelas crianças. Mas no começo, seu produto mais conhecido era um pato de madeira – feito com o mais alto padrão de qualidade, construído com madeira envelhecida e coberto com três camadas de verniz incolor. A história da empresa LEGO ilustra como Christiansen usou seus patos para ensinar uma lição de qualidade ao seu filho, Godtfred Kirk:

Certa noite, quando cheguei no escritório, disse ao meu pai: "Tivemos um dia bom, pai. Ganhamos um pouquinho mais". Ele rebateu: "O que você quer dizer?". Eu falei: "Bem, acabo de voltar da estação, para onde levei duas caixas dos patinhos de madeira para a cooperativa dinamarquesa. Geralmente colocamos três camadas de verniz, mas como eles eram para a cooperativa, aplicamos apenas duas. Então, economizei um pouquinho para a empresa". Ele olhou para mim desapontado e disse: "Godtfred, vá buscar as caixas e passe mais uma camada de verniz nos patos. Você só irá dormir depois que tiver terminado, e fará o trabalho sozinho". Com o papai não havia discussão. E foi assim que eu aprendi uma lição sobre o significado de qualidade.

Hoje, os padrões de qualidade do Grupo LEGO são muito conhecidos e seus produtos são os brinquedos mais populares do mundo: existem 86 peças de LEGO para cada ser humano.

Todos reconhecemos que este sucesso está diretamente ligado às práticas da empresa – sua insistência em qualidade, eficiência e inovação. Ao fazer uma comparação com o nosso empenho nas áreas de governança e prestação de contas, percebo que, às vezes, não alcançamos os padrões esperados.

Os líderes do Rotary International, das zonas, dos distritos e dos clubes devem manter os maiores padrões de qualidade no que diz respeito à governança. O presidente e os diretores do RI devem servir aos associados de maneira significativa; os líderes zonais devem fazer com que o investimento do Rotary em sua capacitação valha a pena; os administradores distritais devem demonstrar liderança e se concentrar em transparência na administração e na apresentação dos relatórios financeiros; e os dirigentes dos clubes devem enviar à organização os relatórios exigidos e usar o Rotary Club Central.

Assim como Christiansen se recusou a enviar um produto de qualidade mais baixa aos seus clientes, nós também devemos nos recusar a colocar menos empenho no nosso trabalho. Devemos sempre exigir o melhor de nós mesmos – na nossa vida profissional e, especialmente, no nosso trabalho rotário.

Qual o produto da nossa organização? Não são patos de madeira ou tijolinhos de plástico. Nossos produtos são educação, água, saúde, paz, esperança e a própria vida. Para este trabalho, apenas o melhor é bom o suficiente. Peço a vocês que se lembrem disso e se esforcem ao máximo para Serem um Presente para o Mundo.