Cotas per capita

As cotas per capita pagas pelos clubes ao Rotary possibilitam à Secretaria do RI dar suporte de qualidade aos rotarianos do mundo todo.

Sugestões para manter os dados atualizados

Para manter os dados do quadro associativo do seu clube corretos e atualizados, use a página  ou o seu sistema local para:

  • Atualizar informações do quadro associativo conforme forem alteradas para garantir que a fatura do Relatório Semestral esteja correta. Tais informações devem ser atualizadas ao menos duas vezes por ano, antes de 1° de junho e 1° de dezembro.
  • Verificar se os nomes de todos os dirigentes foram registrados corretamente e que todos os futuros dirigentes tenham sido nomeados antes de 31 de maio.
  • Garantir que os endereços de e-mail de todos os associados estejam corretos.
  • Abrir uma conta de e-mail específica para o clube para uso constante, independentemente de quem estiver na função. Isto facilita um fluxo de comunicação constante com o Rotary.

Se não conseguir atualizar os dados on-line, peça assistência enviando fax para +1-847-733-9340.

Envio do Relatório Semestral

Os prazos finais para pagamento das cotas semestrais são 1° de julho e 1° de janeiro, sendo que o SAR eletrônico é enviado a dirigentes de clube no fim de junho e de dezembro. Para garantir que os e-mails do Rotary cheguem sempre à sua caixa de entrada, adicione rotary_international_sar@microdg.com e ri_club_finance@rotaryintl.org à sua lista de contatos.

O secretário do clube recebe um kit impresso contendo a fatura no começo de julho e de janeiro. Se este não chegar até a terceira semana de julho ou de janeiro, peça o reenvio pelo e-mail data@rotary.org, incluindo o nome e número de seu clube e endereço completo ou fax. Vale ressaltar que as cotas do clube devem ser pagas dentro do prazo, mesmo que não tenha recebido a fatura impressa.

Não use mais papéis. Para atualizar sua preferência e receber o SAR apenas por e-mail, acesse  e modifique sua opção em Atualizar dados do clube.

Cotas per capita

As cotas semestrais do Rotary são:

2013-14: $26,50

2014-15: $27,00

2015-16: $27,50

2016-17: $28,00

Todos os clubes pagam US$1 por associado na fatura de julho para ajudar no custeio do Conselho de Legislação. Certas faturas poderão incluir a taxa da assinatura da revista The Rotarian (assinaturas de revistas regionais são cobradas separadamente). Consulte o Manual de Procedimento para mais informações.

Taxas de câmbio

Os pagamentos são creditados na taxa de câmbio oficial usada quando do recebimento do pagamento. As taxas de câmbio praticadas pelo Rotary International são reavaliadas mensalmente Consulte a seção taxas de câmbio.

Pagamento de cotas

Presidentes, tesoureiros e secretários podem pagar a fatura SAR de várias maneiras:

  •  pelo cartão de crédito
  • Cheque acompanhado do relatório semestral. Tesoureiros e secretários de clubes do Brasil podem imprimir o boleto bancário
  • Transferência eletrônica de fundos

Se tiver dúvidas sobre fatura ou envio de pagamentos fale com o representante CDS ou financeiro do RI que serve sua área.

Exatidão da fatura

Se o número real de associados do seu clube for diferente do número que consta da fatura do SAR, informe tal discrepância, mesmo que o clube atualize on-line os dados do seu quadro associativo. Para tanto, preencha a Folha-tarefa do SAR com o nome e número do clube, nomes dos dirigentes, número de associados e de assinaturas da revistas referentes ao semestre, assine e envie-a por e-mail para data@rotary.org ou por fax para +1-847-733-9340.

O presidente ou secretário do clube pode atualizar os dados on-line através da página ou seu sistema local, ou o secretário pode preencher o formulário e enviá-lo ao RI.

Não pagamento de cotas

Serão desativados os clubes que não pagarem as cotas devidas ao RI dentro de seis meses do prazo regulamentar. Os clubes terão um ano para cumprir os seguintes requisitos para reativação:

Dentro de 90 dias da data de desativação os clubes devem

  • Pagar todas as obrigações financeiras pendentes na época da desativação
  • Pagar todas as cotas per capita acumuladas desde então
  • Pagar uma taxa de reativação de $10 por associado
  • Entregar as listas atualizadas de associados para os dois períodos mais recentes

Entre 91 e 365 dias depois da desativação os clubes devem

  • Pagar todas as obrigações financeiras pendentes na época da desativação
  • Pagar todas as cotas semestrais acumuladas desde então
  • Pagar taxa de reativação de $10 por associado
  • Pagar taxa de fundação de $15 por associado
  • Entregar pedido de reativação e lista atualizada de associados

Passados 365 dias, a desativação do clube será considerada permanente e o mesmo não poderá mais ser reativado, perdendo o direito a seu nome, histórico e data de fundação