Conselho de Legislação

O Conselho de Legislação (COL), realizado a cada três anos, dá a rotarianos de todos os distritos a chance de votar em propostas que podem modificar aspectos operacionais e administrativos do Rotary.

Conselho de Legislação de 2016

O último COL aconteceu em Chicago entre 10 e 15 de abril de 2016. Dentro de até dois meses após o seu término, um relatório das deliberações das propostas aprovadas é enviado aos clubes e disponibilizado on-line. Todo clube tem a oportunidade de registrar sua oposição a qualquer decisão do Conselho dentro de dois meses. Se os votos de oposição representarem pelo menos 5% dos votos permitidos, a proposta aprovada pelo Conselho de Legislação é suspensa e o secretário-geral deve conduzir uma votação postal. Para a proposta ser anulada, é preciso que a maioria de votos seja a favor da sua anulação. Todas as deliberações tomadas pelo COL entram em vigor a partir do dia 1° de julho.

Leia o resumo das deliberações do COL de 2016

Veja os resultados da votação

Estrutura

Cada distrito deve enviar um representante para votar nas propostas de emenda ou resolução do COL. Propostas de emenda visam alterar documentos estatutários do Rotary; propostas de resolução representam uma opinião ou recomendação ao Conselho Diretor do RI.

Documentos do COL de 2016

Arquivo

Informações

General Secretary
c/o Council Services
Rotary International
1560 Sherman Avenue
Evanston, IL 60201 EUA
Fax: +1-847-556-2123
E-mail: Council Services