Quadro associativo

Clubes fortes

Para garantir que seu clube prospere e continue ativo, lembre-se de:

  • Avaliar seus pontos fortes e fracos
  • Motivar os rotarianos
  • Encontrar novos associados 

O meu clube é forte?

Avalie seu clube periodicamente para saber o que funciona bem e o que precisa ser melhorado. Os associados são um reflexo da diversidade profissional e cultural da comunidade? O clube está atingindo suas metas? O que faz do meu clube um lugar atraente para novos associados?

Use as Ferramentas para Avaliação do Quadro Associativo para analisar seus pontos fortes e fracos, e veja as ideias fornecidas na publicação Fortalecendo o Quadro Associativo: Elaboração do Plano para Desenvolvimento do Quadro Associativo.

Como posso tornar meu clube ainda melhor?

Nossa publicação Seja um Clube Dinâmico: Seu Plano de Liderança de Clube motiva os rotarianos a revitalizarem seus clubes e envolverem os associados. Nela você encontrará ideias inovadoras, sendo que a última edição possui versões regionalizadas. Escolha a que melhor se adapta à sua região.

Outra fonte de informação são os líderes distritais. Entre em contato com o governador assistente, a Comissão Distrital de Desenvolvimento do Quadro Associativo ou o governador para sugestões e soluções de como tornar seu clube mais dinâmico. 

Como engajar os associados?

Para manter o engajamento e entusiasmo pelo Rotary, adote as seguintes estratégias:

  • Preste um reconhecimento aos associados por suas conquistas.
  • Mantenha os rotarianos envolvidos em projetos e atividades.
  • Incentive os associados a servirem em funções rotárias.
  • Envie e-mails mensais.

Como encontrar novos associados?

As duas principais razões pelas quais os rotarianos se associam à nossa organização são: conhecer novas pessoas e se envolver em suas comunidades. Muitas das pessoas que você conhece estão procurando exatamente as mesmas coisas. Por que não convidá-las para ajudar em projetos, comparecer a eventos sociais ou ir a uma reunião, para que vejam com seus próprios olhos como o Rotary conecta líderes de diversos segmentos para causar mudanças positivas no mundo?

Aqui estão algumas opções de possíveis candidatos para associação:

  • Amigos e parentes.
  • Contatos profissionais.
  • Jovens que já tenham tido contato com o Rotary através do Rotaract, RYLA, Bolsas Rotary pela Paz, Intercâmbio de Jovens e outros programas.

Saiba mais no guia Fortalecendo o Quadro Associativo: Elaboração do Plano para Desenvolvimento do Quadro Associativo.

Use a internet para atrair associados

Seu clube tem uma página no Facebook? Seu website está atualizado? Você está divulgando as atividades e projetos do clube on-line? Uma forte presença na internet atrai associados e motiva os rotarianos. Encontre ideias de estratégias para mídias sociais e promoção da imagem pública.

Compartilhe informações sobre o Rotary

Uma ótima forma de compartilhar os benefícios da associação é fazendo uma sessão informativa para novos e possíveis associados. Encontre ideias e recursos na publicação Orientação de Novos Associados: Guia Prático para Clubes.

Sessão para possíveis associados

Convide rotarianos para compartilharem suas experiências, falarem sobre as atividades e os projetos dos quais participaram, e darem aos possíveis associados um panorama sobre o Rotary.

Sessão para novos associados

Ajude novos associados a aprenderem mais sobre o Rotary realizando sessões sobre a história da organização, a Fundação Rotária, oportunidades de trabalho voluntário, etc.

Cursos e webinars  

Incentive todos os rotarianos a aproveitarem os cursos on-line e webinars oferecidos pelo Rotary.

Materiais de referência

Dicas

Apoio rotário