História dos lemas rotários

Arthur Frederick Sheldon, the Rotarian whose convention speech inspired Rotary's secondary motto, One Profits Most Who Serves Best.

Os lemas oficiais do Rotary: Dar de Si Antes de Pensar em Si, e Mais se Beneficia Quem Melhor Serve, datam do início da organização.

Em 1911 o slogan Mais se Beneficia Quem Melhor Serve foi aprovado durante a segunda convenção da Associação Nacional de Rotary Clubs da América, em Portland, EUA. Ele foi adaptado de um discurso que o rotariano Arthur Frederick Sheldon fez na primeira convenção, que tinha acontecido em Chicago no ano anterior. Sheldon declarou que: "somente a conduta exemplar em relação ao semelhante gera benefícios. Se os nossos negócios dependem dos serviços que prestarmos ao próximo, então Mais se Beneficia Quem Melhor Serve".

A Convenção em Portland também inspirou a criação de um outro lema de peso. Em um passeio durante o evento no Columbia River Ben Collins, presidente do Rotary Club de Minneapolis, EUA, estava falando com o rotariano de Seattle J.E. Pinkham sobre a melhor maneira de se fundar um clube que fosse baseado em um determinado princípio, no caso colocar a prestação de serviços acima dos próprios benefícios. Pinkham pediu a Paul Harris, que estava no mesmo barco, a participar da conversa. Paul convidou Ben a dar uma palestra durante a Convenção, e assim nasceu o lema Dar de Si Antes de Pensar em Si, que foi recebido com bastante entusiasmo pelos participantes do evento.

Na Convenção de 1950, em Detroit, versões ligeiramente modificadas destes dois lemas foram oficialmente aprovadas, ficando: Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve, e Dar de Si Antes de Pensar em Si. O Conselho de Legislação de 1999 estipulou que Dar de Si Antes de Pensar em Si seria o lema principal do Rotary, já que expressa a filosofia do serviço voluntário altruísta. 

Rotary News

RSS