Secretário-geral

John Hewko

Rotary Club de Kyiv, Ucrânia

John Hewko é o secretário-geral do Rotary International e da Fundação Rotária.

De 2004 a 2009, foi vice-presidente de operações da Corporação Desafio do Milênio (MCC), uma agência governamental americana criada em 2004 para ajudar os países mais pobres do mundo. Neste cargo, foi o principal negociador de acordos nos Estados Unidos para levar assistência a 26 países da África, Ásia, América do Sul, Oriente Médio e antiga União Soviética. Durante os anos na MCC, os acordos negociados por John totalizaram $6,3 bilhões para projetos em 18 países nas áreas de infraestrutura, agricultura, água, saneamento, saúde e educação.

Antes da MCC, John foi sócio da firma de advocacia Baker & McKenzie (B&M), especialista em transações corporativas internacionais em mercados emergentes. Ele ajudou a abrir o escritório da firma em Moscou e foi o sócio-gerente dos escritório de Kiev e Praga.

Quando morou na Ucrânia, no começo dos anos 90, prestou assistência ao grupo que preparou o esboço da constituição do país para a era depois do domínio soviético, e foi associado-fundador do Rotary Clube de Kyiv.

John foi palestrante na Woodrow Wilson International Center for Scholars, professor adjunto de direito na Georgetown University e professor visitante na Carnegie Endowment for International Peace. Ele escreveu matérias e artigos que saíram em publicações renomadas dos EUA e em outros países, e já deu muitas palestras sobre questões políticas e de negócios relativas à extinta União Soviética, Europa Central, África e América Latina.

John é formado em direito pela Harvard University, tem mestrado em história moderna pela Oxford University e bacharelado em estudos sobre a União Soviética e governo pela Hamilton College, em Clinton, Nova York.

Como secretário-geral, está à frente de 800 funcionários na Sede Mundial do Rotary em Evanston, EUA, e nos sete escritórios internacionais. John é Companheiro Paul Harris. Ele e sua esposa, Margarita, vivem em Evanston.

Siga @johnhewko no Twitter. Visite a página de John Hewko no Facebook.

Saiba mais sobre a estrutura do Rotary.