Os quatro primeiros rotarianos

Os quatro primeiros rotarianos em foto tirada entre 1905 e 1912. À partir da esquerda: Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Paul Harris.
Foto: Cortesia do Rotary International.
Paul Harris (à esquerda) tinha 28 anos quando este retrato foi tirado, logo após ele ter começado sua carreira de advogado em Chicago, em 1896. À direita vemos Hiram Shorey quando moço.
Foto: Cortesia do Rotary International.
Harry Ruggles, em outubro de 1912. Silvester Schiele, antes de dezembro de 1945.
Foto: Cortesia do Rotary International.
Lista de associados do Rotary Club de Chicago (esquerda), 1905. Primeiro Estatuto e Regimento Interno de um Rotary Club, 1906.
Foto: Cortesia do Rotary International.
Schiele, Montague Bear, Harris, Bernard Arntzen, Rufus Chapin, Ruggles e Robert Fletcher em um encontro dos primeiros rotarianos. Dezembro de 1942.
Foto: © Rotary International.

No dia 23 de fevereiro de 1905, Paul P. Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club.

O desejo de Harris de promover o companheirismo entre profissionais uniu esses quatro homens e levou à criação de uma organização internacional de serviços humanitários.

Leia sobre cada um desses quatro rotarianos e também a respeito de Harry L. Ruggles, conhecido como "o quinto rotariano":

O fundador do Rotary, Paul Harris , nasceu em Wisconsin, EUA, no dia 19 de abril de 1868. Ele foi criado por seus avós paternos em Vermont e estudou na University of Vermont, em Princeton e na University of Iowa. Foi presidente do RI de 1910 a 1912, e associado do Rotary Club de Chicago até seu falecimento, em 27 de janeiro de 1947. Leia mais sobre a vida de Paul Harris .

Loehr , um engenheiro de minas, nasceu em 18 de outubro de 1864 em Carlinville, EUA. Ele foi rotariano por apenas alguns anos, não tendo servido em nenhuma função no clube ou em âmbito internacional. No entanto, a primeira reunião do Rotary Club foi realizada em seu escritório, na sala 711 do Unity Building, no centro de Chicago. Ele faleceu em 23 de maio de 1918 em Chicago.

Rotariano por apenas alguns anos, Shorey serviu como secretário durante o primeiro ano do clube. Ele nasceu em Maine em agosto de 1862 e faleceu em março de 1944.

Schiele , um distribuidor de carvão, serviu como o primeiro presidente do clube, em 1905, e o terceiro tesoureiro do Rotary International, em 1945. Nascido em Terre Haute, EUA, em 1870, estudou na Terre Haute Business College e serviu no Exército durante a Guerra Hispano-Americana. Ele foi presidente da Schiele Coal Company de 1902 a 1939, ano em que se aposentou. Ele e Harris se tornaram grandes amigos e ambos moraram na zona sul de Chicago. Schiele morreu em 17 de dezembro de 1945 e foi enterrado próximo a Harris no cemitério Mount Hope.

Ruggles , nascido em Michigan, formou-se na Northwestern University em Evanston, EUA, e se associou ao Rotary Club de Chicago na segunda reunião. Ele serviu como tesoureiro durante seu primeiro ano, foi presidente de 1908 a 1919, e diretor do Rotary de 1912 a 1913. A introdução de músicas nas reuniões de clube é atribuída a ele. Sua gráfica, H.L. Ruggles & Co., imprimiu o primeiro exemplar da revista The National Rotarian e o primeiro livro de canções do Rotary. Ele morreu em 26 de outubro de 1959, sendo associado honorário de sete outros clubes além do Rotary Club de Chicago.

Para mais informações:

Notícias do Rotary

RSS