Rotary Clubs

Nossos clubes são a essência do Rotary. Nas reuniões semanais, os associados encontram seus amigos, ficam sabendo sobre o que está acontecendo na comunidade e compartilham planos e ideias para causar mudanças duradouras. 

No Rotary, os contatos feitos através dos clubes contribuem para que os associados aprendam mais sobre oratória, gestão de projetos e planejamento de eventos. Além disso, eles conhecem pessoas interessantes da comunidade e do exterior, e trabalham para resolver problemas locais e internacionais.  

E-clubs

Se reuniões presenciais não forem possíveis, um Rotary E-club pode ser a opção ideal para você. Assim como os clubes tradicionais, os e-clubs se reúnem semanalmente para planejar projetos, apoiar a Fundação e socializar. Mas em vez de fazerem tudo isso pessoalmente, suas reuniões são pela internet. 

Saiba mais sobre Rotary E-clubs

Encontre um clube

Conexões internacionais

Você pode ampliar as conexões internacionais de seu clube estabelecendo relacionamentos de clube irmão, organizando Intercâmbios Rotários da Amizade ou participando de um Grupo Rotarianos em Ação ou Grupo de Companheirismo. Com mais de 34.000 Rotary Clubs no mundo, você terá amigos aonde quer que esteja. 

Clubes irmãos

O relacionamento de clube irmão é estabelecido entre dois clubes de países diferentes com a finalidade de promover a boa vontade e compreensão internacional, além de realizar projetos comunitários. Ao procurar por uma parceria desse tipo, considere clubes que: 

  • Tenham interesses, histórias ou desafios parecidos 
  • Já tenham trabalhado com o seu clube no passado 
  • Sejam de um lugar que se encaixe aos interesses humanitários do seu clube 
  • Falem o mesmo idioma 

Busque projetos que precisam de recursos e comece com uma parceria em iniciativa humanitária antes de estabelecer o relacionamento de clube irmão. 

Reconheça seu relacionamento com 

Intercâmbio Rotário da Amizade

Explore novas culturas e conheça perspectivas diversificadas fazendo um Intercâmbio Rotário da Amizade, um programa de viagens internacionais para associados e seus familiares. Através da participação, você não só ajuda a promover a compreensão e paz mundial, mas também pode fazer amizades que levem a futuros projetos. 

Há vários tipos de intercâmbio:

  • Individual: associados do Rotary viajam individualmente para o país de outro rotariano para passar uma semana, podendo levar seus familiares. 
  • Equipe: grupo de associados do Rotary ou casais visitam comunidades na área anfitriã por até um mês. 
  • Univocacional: associados do Rotary com a mesma profissão viajam para observar como seu trabalho é desempenhado em outro país. 
  • Voluntariado/Prestação de serviços: associados do Rotary participam de atividades humanitárias enquanto visitam o clube anfitrião.

Saiba mais no Manual do Intercâmbio Rotário da Amizade

Encontre parceiros de intercâmbio no Fórum de Parcerias.

Dúvidas? Envie um e-mail para friendshipexchange@rotary.org.

Grupos Rotarianos em Ação

Conecte-se com rotarianos, seus familiares e rotaractianos que têm conhecimento em uma determinada área, juntando-se a um Grupo Rotarianos em Ação. Os membros dos grupos usam sua experiência para ajudar clubes e distritos em seus projetos. 

Saiba mais 

Grupos de Companheirismo

Você gosta de mergulhar ou participar de maratonas? Gostaria de usar seus conhecimentos médicos ou ambientais para fazer a diferença? Compartilhe seu hobby ou profissão com outros rotarianos, seus cônjuges e rotaractianos. Alguns Grupos de Companheirismo têm propósitos puramente sociais; já outros usam seus interesses e habilidades para realizar projetos humanitários. 

Saiba mais 

Comissão Interpaíses

Uma Comissão Interpaíses possibilita o trabalho entre Rotary Clubs ou distritos de países diferentes. Você pode colaborar com uma comissão para fazer um projeto internacional, apadrinhar um novo Rotary Club ou desenvolver um relacionamento de clube irmão. 

Saiba mais

Associe-se

Seja você um associado procurando outro clube, um ex-participante de programa rotário ou uma pessoa interessada no Rotary, nós podemos ajudá-lo a se conectar a esta rede global de pessoas que se unem para fazer o bem. 

Quer saber mais sobre a associação a um Rotary Club? Contate um clube de sua área para mais informações, pois a associação se dá por meio de convite. 

Materiais de referência